sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A Sustentabilidade dentro da Arquitetura


O conceito de sustentabilidade vem mudando muito ao longo dos anos, antigamente nosso conhecimento se limitava apenas pela aplicação das placas solares e pela obrigatoriedade de reservatórios para a coletagem de água das chuvas.
Hoje em dia a consciência ecológica evoluiu junto com a qualidade de vida do indivíduo e com isto o melhor aproveitamento de nossos recursos naturais sem esgotar nossas nascentes, nós evoluímos e com isto nos tornamos mais responsáveis com nossos hábitos diários.
Nosso lixo é reaproveitado e transformado em matéria prima usada na decoração e na arquitetura de interiores, revestimentos alternativos são cada vez mais usados para diminuir o nosso orçamento e diminuir nosso lixo.
Tintas e tijolos ecológicos já existem no mercado com menor quantidade de componentes voláteis que eram grandes vilões que causavam a poluição de nossos recursos naturais, não impedindo assim a evolução humana e a qualidade de vida...
Outro grande vilão é o desperdício de água, o uso de torneiras com sensores ou temporais foram criados para evitar gastos desnecessários de água, a válvula de descarga inteligente que tem a finalidade de economizar água é também uma grande aliada para não esgotar nossos bens mais preciosos, nossos recursos naturais.
Aparelhos de ar condicionado que não visam à sustentabilidade podem trazer em seus dutos bactérias que encontram neles o local prefeito para sua evolução e procuração podendo ser letais ao homem.
A decoração não deixou nada a desejar em matéria de Sustentabilidade, revestimentos cada vez mais inusitados surgem a ponto de aproveitar mais nossos recursos naturais, o mercado também respeitou esta evolução criando técnicas de reaproveitamentos como a reciclagem de materiais ecologicamente corretos e revestimentos a base de bambu e madeira de café que seria jogado fora hoje é recomposto e se transformam em pisos e revestimentos de paredes.
Na Mostra de Decoração – Morar Mais por Menos 2009 o Arquiteto Thoni Litsz abusou deste conceito no seu espaço, onde ele usa uma parede revestida por tiras de coadores de café usados que se tornou um lindo painel que da impressão de uma mistura de madeira com pedra, sem se definir realmente qual o material se trata, mostrando que é possível economizar e transformar o Lixo em Luxo proposta inicial do evento Morar Mais por menos.
Outro grande vilão no esgotamento de recursos naturais é o excesso de iluminação abusando da eletricidade, é bem vindo o uso de leds e um quadro de luz bem direcionado para evitar o desperdício de energia contribuindo assim para o melhor aproveitamento de nossos recursos naturais pensando no futuro e nas pessoas que vão habitar o mundo daqui a 50 anos, dando a eles o mesmo conforto térmico e oportunidade de viver bem e com qualidade no ar que irá se respirar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário