segunda-feira, 28 de março de 2011

Arquiteto Thoni Litsz é tema de trabalho da estudante de design Elane Nicolaci


Conhecendo o Arquiteto e sua Obra

Thoni Litsz é um mineiro formado pela universidade Santa Úrsula em Arquitetura e Urbanismo no Rio de Janeiro. Especializado em Arquitetura de Interiores Comerciais e Residenciais, destaca-se na área contemporânea, clean e funcional. Muito conhecido em seu meio, tornou-se extremamente popular após a mostra "Morar Mais por Menos 2009" em que o arquiteto montou um painel com tiras de coador de café usados que dava a impressão de ser de madeira e pedra. Preocupado com o ambiente, fundou a empresa Eco-Straigh que cria móveis ecológicos feitos de bambu prensado e recouro. Seus móveis são considerados ecologicamente corretos. Thoni Litsz é muito bem conceituado em várias áreas do Design: de mobiliário, de eco-design, de design de sistemas de iluminação e de ambientes. Mais recentemente, mostrando muita versatilidade, aceitou o desafio e assinou o design do Centro Cultural do Surf localizado na Praça do Pontal do bairro Recreio da cidade do Rio de Janeiro.  

Arquiteto Thoni Litsz e a estudante Elane Nicolaci
Em entrevista, por telefone, o arquiteto identifica a linguagem de sua obra, como modernista trazida para o contemporâneo. Outros dados fornecidos por ele: área total de 56 metros quadrados, 11 metros de largura e 9 metros de altura.  

Projeto: Centro Cultural do Surfe  (Percebe-se nesta obra um Avant - Garde Design)

Muito interessante salientar que o que dá aparência de espelhos na área externa são, na verdade, peças de acrílicos com película furta-cor. A grama na cobertura é uma solução ecológica, se chama telhado verde. Este tipo de cobertura diminui a incidência de chuva no solo, pois é filtrada pela grama. As obras começaram em janeiro e tem previsão de término para junho de 2012. O projeto foi realizado em parceria com a ONG Onda Carioca. Parabéns ao Thoni, esse arquiteto mineiro que está embelezando a nossa cidade. Em minha opinião, sua arte é inspiradora e modificará a paisagem, ao mesmo tempo em que se incorpora à praia e ao jeito de ser da cultura carioca. Mais um presente para a cidade do Rio de Janeiro.

 Fonte: Elane Nicolaci

Nenhum comentário:

Postar um comentário