quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Design sustentável

Por Maria Clara Serra

A sétima edição carioca da mostra “Morar mais por menos” abriu suas portas. Nos 75 ambientes decorados por paisagistas, decoradores e arquitetos é possíveltirar uma lição para lá de proveitosa, que está no slogan do evento: “O chique cabe no bolso”.
Para começar, pense no que você precisa e tente encontrar algum objeto que possa reaproveitar. Com o orçamento curto e poucas opções para montar um ambiente, as arquitetas Aline Araújo e Maria Emília Monaco usaram e abusaram da criatividade:
— Pegamos pneus velhos em borracharias e os pintamos. Para usá-los como prateleiras, nós os pregamos na parede com um parafuso resistente e pronto! Em casa, é possível utilizá-los para colocar livros e plantas, por exemplo. Basta instalar uma base por dentro — conta a arquiteta Aline Araújo.
Além de colocar a mão na massa e criar seus próprios móveis e objetos, é possível comprar com pouco e fazer bonito. Os arquitetos Diogo Monteiro e Fábio Gallo montaram uma sala de estar e jantar só com itens de lojas populares, unindo o clássico ao contemporâneo. Resultado: um ambiente lindo, quase uma casa de novela.

Design sustentável
Para não deixar ninguém se esquecer de que cuidar do planeta é imprescindível, a mostra criou um estúdio sustentável. Nele, o arquiteto Thoni Litsz montou todos os ambientes de uma casa utilizando apenas móveis e objetos menos agressivos ao meio ambiente.
— Na hora de decorar, é preciso pensar, em primeiro lugar, em não agredir o planeta. Não olhe apenas o preço. Procure também a procedência de tudo o que está comprando. Assim, é possível aliar o design à sustentabilidade — afirma o arquiteto.
Seguindo a dica de Thoni, é possível se surpreender nas opções de materiais sustentáveis. O papel de parede, por exemplo, pode ser feito de uma mistura de vinil e fibra reciclados. Além disso, já existem empresas que se preocupam com todo o processo, inclusive o transporte. Informe-se e faça bonito!
fonte; http://www.webcasas.com.br/imovel/sp/lerconteudo/noticia/31881/

3 comentários:

  1. Ótima as idéias do Thoni. É muito ver que os arquitetos modernos estão se preocupando com o nosso meio ambiente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Querida, fico muito feliz que vc tenha gostado do meu trabalho...
    um beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Convido voces ao meu blog de design sustentável: http://marciodupont.blogspot.com

    Obrigado desde já !!

    ResponderExcluir